domingo, 14 de setembro de 2014



 

Desafios da Educação atual

 

O homem busca no seu dia a dia por novos conhecimentos, desde a mais terna idade, até o fim da vida. A espécie humana é sedenta de aprendizagem.  Talvez justamente por essa capacidade que temos de estar constantemente aprendendo algo, que a realidade altera tão rapidamente ao nosso redor. O meio em que vivemos está repleto de novidades, e isso requer de nós, disposição para desvenda-las.

Se observarmos o âmbito social, podemos perceber claramente que os meios de comunicação mudaram radicalmente. Houve o tempo que escrevíamos a carta, tivemos boas conversas ao telefone, logo trocamos e-mails, e atualmente mensagens (textos, vídeos, fotos etc) via Whatzapp num toque de tela.

As mudanças que ocorrem perpassam por todas as áreas da sociedade. No entanto, os indivíduos de cada segmento precisam analisar e debater o quanto essas modificações interferem na sua prática. E principalmente na Educação, por exemplo, ao observamos a forma como fomos ensinados na escola, com a forma que devemos ensinar nossos alunos hoje... Os conteúdos não mudaram mais o contexto totalmente. A nossa geração comparada à geração de nossos alunos é imensamente diferente. O educador de hoje precisa ter um fôlego a mais para se posicionar num ponto de equilíbrio. Para que diante da sua formação e das atualizações acadêmicas, possa propor  atividades de ensino de acordo com uma prática pedagógica inovadora.

As circunstancias de sala de aula, já nos evidencia que neste novo contexto, não existe mais o mestre (aquele que detém todos os conhecimentos), a velocidade da tecnologia facilitou a troca de informações e consequentemente a disseminação de muitos conhecimentos. Não temos mais alunos ávidos para ouvir o professor, mas sim para dialogar com ele.  

Enfim as transformações pedagógicas são necessárias. E isso começa com a sensibilidade de diversos professores que já estão sentido essa necessidade de buscar algo que altere um pouco a sua prática. Não basta aprender aplicar essa ou aquela mídia e tecnologia. O fato é que fazendo uso desses novos conhecimentos assim se aprende e também se pode ensinar.

Portanto ficam alguns questionamentos. Isoladamente esse ou aquele professor por maior que seja o seu esforço podem resolver a lacuna que existe entre as instituições de ensino e novo perfil de aluno que temos em nossas escolas? Basta adquirir mídias e amontoa-las nas escolas? A gestão escolar contempla capacitação para os professores na área de mídias e tecnologias?
 

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário